sábado, 16 de julho de 2011

DIÁRIO DE BORDO




Hoje fui surpreendido pela chegada de uma embarcação que trazia pendurado um peixe de dimensões que jamais vira.
Claro que corri como enviado especial do PEDELEKE;
Ao principio da tarde de sábado (16/07/2011) foi pescado a 40 milhas da Ria Formosa um Blue Marlin ( da família das barracudas) com 3 . 10 de comprimento e 270 kgs.
Os autores da aventura que durou 90 minutos foram Luís Matias e Manuel Viana, pescadores amadores, residentes em Lisboa, com barco em Olhão.
Segundo os afortunados pescadores este peixe vale mais de 700 Euros, a sua carne não tem espinhas, come - se em bifes e o seu sabor é parecido ao do atum.
Mas o que mais me impressionou, para além da dimensão e peso, foi a beleza deste animal. A Natureza dotou – o de condições ímpares para nadar e se alimentar. Fusiforme, veloz, com barbatanas flexíveis, como vemos em barcos de lemes flexíveis, ou nos aviões de geometria variável, ou mesmo carros de alta velocidade, o Marlin é um animal.
As barbatanas recolhem para fendas no próprio corpo afim de os tornar mais rápidos.
Lindo, com uma pele azul coberta por uma gordura para que deslize mais ainda, possui olhos que rodam sobre si como vemos nas objectivas de 360 graus de câmaras de filmar ou captar imagem para transmissão de helicópteros.
É bem uma obra admirável que o homem procura reproduzir no seu desenvolvimento tecnológico.
Concluo que o homem tem ainda muito a aprender.

Sem comentários:

Enviar um comentário