sábado, 30 de abril de 2016

QUANDO SE ENVELHECE?


Quando se atinge os 50 anos e se olha para trás sentimos – nos velhos e quando chegamos aos 70 e olhamos para trás sentimos – nos novos.

A primeira vez que senti que já não era novo, foi há dias. Eu conto:
Fui a um supermercado onde comprei três garrafas de um vinho tinto que procurara insistentemente.
Quando segurando as ditas preciosidades junto ao peito  me dirigia para o carro deparou – se – me uma jovem senhora (particularmente interessante) que também se dirigia para o seu veículo e abraçava dois pacotes de leite, meia dúzia de yogurtes e um volume de papel higiénico. Ia à minha frente em natural dificuldade nos seus saltos altos, até que estaca tentando segurar tudo com uma mão pois com a outra procurava as chaves do carro.
Como um verdadeiro cavalheiro, cerimonioso e atento aos encantos alheios parei a olhá – la pronto a ajudar. Ela sorriu e mal alcança as chaves deixa tombar o papel higiénico. Lesto dei dois passos, ajoelhei como um pajem polido e afável, para o apanhar,  coisa que fiz graciosamente, mas quando agarrado às garrafas  estava a atingir o papel fui obrigado a colocar o joelho no chão. Então tentei erguer – me  mas com as mãos ocupadas reconheci que tenho faltado ao ginásio e os rins precisam pelo menos de wb40. Gingo para a direita, para esquerda, empertigo – me e as garrafas pareciam que tinham molas; voaram e esbardalharam – se no solo vertendo o almejado néctar. Ela pousou as compras e veio ajudar a levantar, lamentando não poder lavar – me as calças  mas oferecendo – me um rolo para o usar de imediato.

Agarrado a ela levantei –me e limpei – me. Apanhei os cacos e de rolo na mão respondi ao seu aceno enquanto ela se afastava mostrando a sua mágoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário