quarta-feira, 13 de novembro de 2019

AS 7 VIDAS



ESTE MUNDO CRIANÇA



Se não acordarmos, em qualquer época ou idade viveremos iludidos.
Isto de comunicarmos tem que se lhe diga. Não bastam as frases feitas que, como é sabido, entretêm, adiam, alteram, eliminam, ou simplesmente dizem o que não era, ou devia ser dito. Mas ao longo de séculos fomo-nos alimentando desse gesto de esperança, de pagamento de satisfação dos mais legítimos direitos. E hoje, apesar da aparente liberdade, andamos encolhidos, condicionados por portas e travessas, antes de como um dia sonhamos,  abrirmos a janela para que o sol e o luar entrem sem riscos, nem dúvidas.
Mas vamos fazendo a nossa vida, até cantando e rindo. Contudo há momentos...
Eu conto:
O Chilli um gatinho pequenino, terno e amigo, tornou – se a paixão da minha família. Foi encontrado recém-nascido há 4 meses num caixote, à porta de um supermercado, para simplesmente, ser levado.  Apaixonei – me. Recolhi – o. É lindo, meigo, parece um milagre da Natureza quando esta se esmera em obras incomparáveis. É o alvo de todos quando me visitam, e é compensador vê – lo a descobrir as arvores, os insetos, as luzes, os regatos e tudo, afinal. Cresce e aprende, recebe e retribui claramente o carinho.
Mas há dias, ia eu a entrar em casa, no meu carro, quando ele infelizmente, é atropelado – um gemido estridente e entrei em pânico - ei – lo a arrastar – se como uma lagarta louca, pelo jardim...encontramo – lo, depois de muito procuramos, sob umas plantas, a esvair – se em dores como um moribundo.
A Laurinha, minha neta de 6 anos, aos gritos desesperada, agarrou –o contra o peito, chorando como nunca eu vira nenhuma criança chorar. Levámos – lo de imediato ao Hospital Veterinário de Oeiras onde foi logo observado. Ficou internado, anestesiado e tratado com saberes e atenções inimagináveis.
Mais tarde, já de madrugada, a Laurinha ainda dolorida, levantou – se da cama, veio junto a mim, com cuidado acordou-me e disse – me suavemente - Olha avô, está tranquilo. O Chilli está salvo. Fez uma pausa para respirar fundo, eu recuperar o raciocínio e como a dizer – me um segredo - É que ouvi dizer que os gatos têm 7 vidas. Assim, ele ainda tem mais 6 para viver, não é?
PS . Dias volvidos, o Chilli recupera a olhos vistos e eu feliz, entre aspas, pergunto – me se não bastariam 3 vidas e meia.




Sem comentários:

Enviar um comentário