sábado, 26 de abril de 2014

25 de ABRIL

Tive a honra, melhor o privilégio porque apenas como jornalista estive no Carmo naquele dia, há 40 anos, em que quando já não esperava, me nasceu na alma o sonho de ver Portugal ser outro, mais livre, justo e feliz.
E digo apenas jornalista porque esforço – me por dissociar a qualidade de jornalista da de cidadão, de militar ou militante envolvido, politico ou simplesmente um curioso como era a maioria. Mesmo assim a formalidade jornalística sucumbiu à avalanche de emoções.
Ao lado de Salgueiro Maia senti no rosto os primeiros ventos de liberdade.
E confesso que essa emoção empurrou – me dia a dia, até aqui. Mostrou – me que haverá sempre um caminho, por onde o homem ou um povo que tropecem, poderão avançar. Ninguém os poderá parar.
Estamos longe. Fomos ludibriados. Mudaram os sinais e os sentidos. Forças, interesses estranhos às ambições justas de um país, foram subvertidas, manipuladas e agora estranguladas.
Tenho consciência absoluta do que se fez, sei quem o fez e porque fez este desvio. Também sei que não tenho qualquer hipótese de o dizer alto e a bom som.
Peço aos Deuses que me dêem oportunidade de pelo menos um dia sentir de que, por todos aprendemos com os nossos erros, nos tornamos senhores dos nossos destinos e então, poderemos avançar de cabeça erguida no rumo, há 40 anos, prometido.     
É tempo de consciência e de mudança.

Ela virá dentro em breve. Resta saber como virá.

Sem comentários:

Enviar um comentário